FRITZ MÜLLER 200 ANOS
Voltar

Exposição celebra bicentenário de Fritz Müller em museu de Florianópolis



A mostra “200 anos de Fritz Müller – Príncipe dos Observadores” abre nesta quinta-feira (31) no Museu Histórico de Santa Catarina

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS

29/03/2022 ÀS 07H00

A exposição “200 anos de Fritz Müller – Príncipe dos Observadores”, em comemoração ao bicentenário de nascimento do botânico, será aberta nesta quinta-feira (31), às 20h, em Florianópolis. A mostra fica em cartaz no MHSC (Museu Histórico de Santa Catarina), sediado no Palácio Cruz e Sousa, até o dia 30 de julho.

Exposição em comemoração ao bicentenário de nascimento de Fritz Müller abre nesta quinta-feira (31) em Florianópolis. – Foto: Leo Munhoz/NDExposição em comemoração ao bicentenário de nascimento de Fritz Müller abre nesta quinta-feira (31) em Florianópolis. – Foto: Leo Munhoz/ND

Fritz Müller nasceu em 31 de março de 1822 na aldeia de Windischholzhausen, na Alemanha, e faleceu em Blumenau, no Vale do Itajaí, em 21 de maio de 1897, aos 76 anos. Para homenageá-lo, a exposição foi elaborada unindo arte, história, ciência e patrimônio.

Obras de artistas convidados provocam reflexões de passado, presente e futuro, junto com acervos particulares e institucionais. O artista Luiz Bernardes, por exemplo, apresenta painéis e esculturas concebidos por ele e que revelam o legado do naturalista, botânico e professor.

Outra artista convidada, Yara Guasche, traz a instalação “Entre vidros”, em que atualiza e problematiza a pesquisa feita por Fritz Müller. Usando as vitrines expositivas e do próprio museu, Yara apresenta os diferentes modos de capturar um mesmo espécime, seja pela arte, pela ciência ou pelos museus.

Fritz Müller foi pioneiro no apoio à teoria da evolução de Charles Darwin, com a publicação de seu livro “Für Darwin”(Para Darwin), em 1864. Esse trabalho foi considerado um marco da ciência universal, e trazia o resultado de pesquisas desenvolvidas pelo cientista durante sua passagem por Desterro, hoje Florianópolis.

A exposição também tem objetos, roupas, documentos, pinturas e publicações de acervos particulares de Ylmar Corrêa, José Alfredo (Dé) Beirão e Roberto Schindler, além de acervos institucionais do Museu da Família Colonial, Biblioteca Pública de Santa Catarina, Arquivo Público de Santa Catarina e do próprio Museu Histórico de Santa Catarina, com parceria da FCC (Fundação Catarinense de Cultura).Até a abertura da mostra, a parte interna do Museu ficará fechada para montagem. Apenas os jardins estão abertos ao público.

A história de Fritz Müller

O “Príncipe dos Observadores”, assim batizado por Charles Darwin, chegou ao Brasil em 1852, com 30 anos. Doutor em filosofia e com Curso de Medicina, deixou a colônia de Blumenau, em 1856, para dar aulas no Liceu Provincial, em Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis).

Na Capital, analisou crustáceos e outros seres marinhos por 11 anos. Esses estudos que contribuíram para a Teoria da Evolução das Espécies de Darwin.

Em 1861, recebeu uma carta de seu irmão com um exemplar do livro “A Origem das Espécies”. Encantado com os estudos, decidiu contribuir com Darwin na comprovação da teoria evolucionista. Em 1864, ele publicou um pequeno livro chamado “Für Darwin”.

A publicação sobre os crustáceos chegou às mãos de Charles Darwin, que pediu a tradução para o inglês. A partir de então, Müller e Darwin começaram uma amizade de 17 anos, com a troca de mais de 70 cartas.

Em 1867, Fritz Müller retornou a Blumenau, no Vale do Itajaí, onde viveu na dupla condição de colono e cientista. Lá, dedicou-se aos estudos sobre o Rio Itajaí-Açu, sua vegetação e, em especial, orquídeas e bromélias, sua grande paixão.

Serviço

  • Exposição: “200 Anos de Fritz Müller – Príncipe dos Observadores”
  • Abertura: 31/3/2022, às 20h
  • Local: Museu Histórico de Santa Catarina / Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro, 227 – Centro, Florianópolis, SC
  • Visitação*: de 1/4 a 30/7/22 – segundas-feiras, das 13h às 17h; de terça a sexta, das 10h às 17h; sábados, das 10h às 13h
  • Classificação indicativa: livre

*O MSHC trabalha com agendamento de visitas guiadas. Quem não tiver hora marcada poderá visitar a exposição conforme a disponibilidade de vagas. Para agendar visita à exposição, é necessário encaminhar o pedido pelo e-mail mhsc@fcc.sc.gov.br e aguardar confirmação. Recomenda-se solicitar visita com 48h de antecedência. Há protocolos de segurança ainda vigentes, como o distanciamento e a higienização das mãos.

Fonte: https://ndmais.com.br/cultura/exposicao-celebra-bicentenario-de-fritz-muller-em-museu-da-capital/